MDP ou MDF: Qual você deve utilizar?

Divanos > Divanos Blog > MDP ou MDF: Qual você deve utilizar?

MDP ou MDF: Qual você deve utilizar?

by Asca Agência |novembro 8, 2019

Uma dúvida muito frequente, que as pessoas possuem na hora de comprar uma peça em madeira, é qual material se utilizar: MDP ou MDF? Quais são suas diferenças? Devo utilizar o MDF sempre porque o MDP ‘esfarela’?

A verdade é que mesmo que a origem dos dois seja da mesma madeira (pinus e eucalipto) e ambos sejam fabricados utilizando a mesma tecnologia, o Medium Density Fiberboard (ou MDF) tem o miolo composto por fibras de madeira, enquanto o Medium Density Particleboard (ou MDP) é feito de particulas de madeira. E qual a diferença?

MDP (Medium Density Particleboard)

O MDP é dividido em 3 camadas: uma grossa no miolo e mais 2 finas na superfície. Esta estrutura heterogênea garante um produto final com grande resistência ao empenamento e a colocação e remoção de parafusos. O MDP também é conhecido por ser um material mais leve.

Este material é perfeito para projetos com superfícies mais planas e que não possuam cortes ou marcações em baixo relevo, como portas, prateleiras, escrivaninhas, armários, entre outros.

Muitas pessoas ainda confundem o MDP com o aglomerado (que chegou ao Brasil nos anos 60 e tinha fama de ‘esfarelar’). Porém, a tecnologia utilizada para prensar as chapas, separar as partículas e produzir a resinagem faz com que ele seja um material muito superior ao antigo aglomerado.

MDF

O MDF, por sua vez, é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética resultando em uma estrutura homogênea (diferente do MDP que é dividido em 3 camadas).

Esta uniformidade permite que seja facilitada a aplicação de cortes, usinagem em baixos relevos e entalhamento nas superfícies aparentes dos móveis. Ou seja, o MDF é o material ideal para móveis com design mais específicos e criativos.

Outra diferença entre as duas placas é a absorção de tinta: O MDP possui uma alta taxa de absorção, diferentemente do MDF.
Portanto, para esta finalidade o MDF é a melhor opção, pois permite que a finalização da pintura em lacas seja mais uniforme e sem irregularidades na superfície.

Saiba mais sobre as pinturas em Laca clicando aqui.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as placas de madeira mais utilizadas? Fique atento em nosso blog para mais conteúdos como este e não deixe de deixar um comentário sobre sugestões ou dúvidas.

Não esqueça também de seguir a Divanos no Instagram e no Facebook para mais conteúdos como estes!

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Solicite Orçamento